Indicações de leitura

01 - historiadariquezaHistória da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos
Autor: Jorge Caldeira
Editora: Sextante
ISBN: 9788556080257

História da riqueza no Brasil é ao mesmo tempo tão monumental quanto síntese. Há algumas definitivas, como as do trio Gilberto Freyre- Sérgio Buarque de Holanda-Caio Prado. A diferença? São mais de quinhentos anos relidos e explicados em nova chave. Pois para realizar a sua, Caldeira serviu-se de disciplinas vizinhas, a antropologia e a econometria, enriquecendo interpretações que já vinha consolidando em obras anteriores.
(Caldeira) ressalta, o que para poucos era claro, que o mercado interno sempre teve importância maior do que lhe foi atribuída por muitos autores, mesmo de livros clássicos. Não que se deixe de reconhecer o papel importantíssimo do mercado externo para a inserção mundial da economia, mas desaparece o retrato simplificador da sociedade brasileira do passado como se ela fosse formada apenas pela grande lavoura de exportação.

………………………………………………………………………………………………

02 - agrandesaidaA grande saída: saúde, riqueza e as origens da desigualdade
Autor: Angus Deaton
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551001813

Angus Deaton afirma que vivemos melhor hoje do que em qualquer outro período da história. As pessoas são mais saudáveis, mais ricas e a expectativa de vida continua a aumentar. Paradoxalmente, o fato de tantos indivíduos terem conseguido escapar da pobreza também gerou desigualdades; e a disparidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento se estreitou, mas não desapareceu. Em A grande saída, um dos maiores especialistas em estudos sobre pobreza recua 250 anos para traçar a impressionante história de como diversas regiões do mundo vivenciaram um progresso significativo e, assim, abriram abismos que levaram ao cenário extremamente desigual de hoje. O estudo aprofunda-se nos padrões históricos e atuais por trás das nações ricas e com boas condições de saúde, e aborda o que é preciso fazer para ajudar os países que ficaram para trás.

………………………………………………………………………………………………

03 - bienalearte_partingViva arte viva – 1: 57th International Art Exhibition
Cord.: Enrico Cattelan
Editora: Biennale di Venezia, La
ISBN: 9788898727087

Is dedicated to the International Art Exhibition, and is edited by Christine Macel.
The volume dedicates 4 pages to each invited artist: a critical essay and a statement by the artist illustrate and support the images of the works on display and other images that describe the artist’s practice. Each section ends with a list of book titles, personally selected by the artist as useful and enlightening for “making art”.

………………………………………………………………………………………………

04 - bienalelePartingViva arte viva – 2: Biennale arte 2017
Cord.: Enrico Cattelan
Editora: Biennale di Venezia, La
ISBN: 9788898727087

Is dedicated to the National Participations, to the Special Projects and the Collateral Events. Texts and images describe and illustrate each of the individual exhibitions.

 

………………………………………………………………………………………………

05 - warThe second world war in photographs
Autor: Richard Holmes
Editora: Andre Deutsch Book
ISBN: 9780233004129

‘If a picture is worth 1,000 words, then The Second World War in Photographs would be the most compendious war history yet…’ The Daily Mail As we approach the 70th Anniversary of D-Day and the steady Allied push to victory, it is timely to reflect on the greatest military conflict of all time. Written by leading military historian Richard Holmes, this book presents a selection of images year by year, covering every theatre of operations. The images are largely drawn from the immense collection of the Imperial War Museum in London, and include many rare photographs. Dramatic, hard-hitting and intensely moving, this is a unique visual testament to the millions of men and women who lived through or lost their lives in the war, and a reminder to today’s generations of both the heroism and horror of global conflict.

………………………………………………………………………………………………

06 - KwaitKuwait: um deserto em chamas
Autor: Sebastão Salgado
Editora: Taschen
ISBN: 9783836561266

As imagens épicas de Salgado apareceram pela primeira vez no New York Times Magazine em junho de 1991. Mais tarde, ele se espalharam em todo o mundo e receberam o Prêmio Barnack Oskar, que reconheceu a qualidade excepcional deste trabalho sobre a relação do homem com o meio Ambiente. Kuwait: Um Deserto em chamas é a primeira monografia dedicada a esta incrível série. Como Gênesis, Êxodo e crianças, este volume é um documento essencial da história moderna, enquanto a amostra de uma obra fotográfica excepcional.

………………………………………………………………………………………………

07 - guiaFisicaGuia do estudante 2018: física, vestibular + ENEM
Autor: Júlio Ribeiro
Editora: Abril
ISBN: 9788569522331

Cinemática, Dinâmica, Magnetismo, Óptica, Eletricidade… No Guia do Estudante Física você encontra todos esses conteúdos explicados com uma linguagem simples, acessível e com o apoio de muitas ilustrações e infográficos. Tudo para facilitar a vida de quem estuda por conta própria.

………………………………………………………………………………………………

08 - GuiaPortuguesGuia do estudante 2018: português, vestibular + ENEM
Autor: João Jonas Veiga Sobral
Editora: Abril
ISBN: 9788569522270

O Guia do Estudante Português é um guia completo para tirar todas as dúvidas sobre interpretação de texto, gramática e literatura. As três áreas são ensinadas de forma integrada, da mesma maneira como elas são cobradas nas provas do Enem e dos principais vestibulares.

 

………………………………………………………………………………………………

09 - GuiaMate3maticaGuia do estudante 2018: matemática, vestibular + ENEM
Autor: Fabio Marson Ferreira
Editora: Abril
ISBN: 9788569522324

A crise hídrica é a deixa para aprender o cálculo de volume. Terremotos que assustaram o mundo são o ponto de partida para entender logaritmo. Com o GE Matemática você revisa os temas que mais caem no Enem e ainda fica por dentro de importantes fatos do noticiário.

 

………………………………………………………………………………………………

11 - tostoyTosh e Tolstói
Autora: kathryn Ormsbee
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340468

Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores — e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries.
Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica — ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?

………………………………………………………………………………………………

12 - deusesrioddanO navio dos mortos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551002476

O destino dos mundos está de novo nas mãos de Magnus Chase. Será que ele vai conseguir derrotar Loki de uma vez por todas?
Nos dois primeiros livros da série, Magnus Chase, o herói boa-pinta que é a cara do astro de rock Kurt Cobain, ex-morador de rua e atual guerreiro imortal de Odin, precisou sair em algumas jornadas árduas e desafiar monstros, gigantes e deuses nórdicos para impedir que os nove mundos fossem destruídos no Ragnarök, o fim do mundo viking. Em O navio dos mortos, Loki está livre da sua prisão e preparando Naglfar, o navio dos mortos, para invadir Asgard e lutar ao lado de um exército de gigantes e zumbis na batalha final contra os deuses.

………………………………………………………………………………………………

13 - ilhaMinecraft a ilha
Autor: Max Brooks
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788556510495

“Onde estou? Quem sou eu? Por que tudo é quadrado?
As perguntas que surgem quando o herói deste livro se descobre às margens de uma ilha deserta são importantes. Está escurecendo, e há um novo mundo a ser explorado!  A prioridade é encontrar comida. Depois, é não virar comida. Porque há outros seres na ilha… zumbis que aparecem ao cair da noite. Aranhas gigantescas. Esqueletos com arco e flechas. E para se defender é preciso construir proteções, armas, fortalezas.
Na ilha, nem sempre as regras fazem sentido, mas com uma boa dose de coragem e criatividade, tudo pode melhorar.

………………………………………………………………………………………………

14 - cartasaumjovempoliticcoCartas a um jovem político para construir um país melhor
Autor: Fernando Henrique Cardoso
Editora: Civilização Brasileira
ISBN: 9788520013076

Nestas cartas procurei dividir com o leitor, especialmente os mais jovens, experiências que vivi em meus vinte e sete anos de política, lições que aprendi dentro e fora do governo e conhecimentos que fui adquirindo ao longo da vida.

 

………………………………………………………………………………………………

15 - territorioTerritórios em conflito São Paulo: espaço, história e política
Autora: Raquel Rolnik
Editora: Três Estrelas
ISBN: 9788568493434

Territórios em conflito é um livro sobre o passado, o presente e o futuro de São Paulo, cidade-mundo de 20 milhões de habitantes. Um dos principais nomes do urbanismo brasileiro, Raquel Rolnik apresenta, em linguagem simples e direta, os conflitos, temas e opções políticas que definiram a história da metrópole, desde sua fundação até hoje. Apesar de ser um poderoso polo econômico, financeiro e cultural, São Paulo é marcada pela pobreza, pela desigualdade e pela incerteza quanto a seu futuro. Ao refletir sobre a trajetória da cidade, a autora aponta caminhos para que se possa construir, aqui e agora, um lugar melhor e mais justo. A primeira parte do livro, “São Paulo”, é uma versão atualizada e ampliada da obra homônima de grande sucesso publicada em 2001. A segunda traz 46 artigos em que Rolnik se posiciona sobre questões atuais da vida da cidade. A última parte reúne quatro ensaios que analisam desde a formação das imensas periferias nos anos 1970 até as manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013.

………………………………………………………………………………………………

16 - furiasinvisiveisAs fúrias invisíveis do coração
Autor: John Boyne
Editor: Companhia das Letras
ISBN: 9788535929775

Cyril Avery não é um Avery de verdade ou, pelo menos, é o que seus pais adotivos lhe dizem. E ele nunca será. Mas se não é um Avery, então quem é ele? Nascido nos anos 1940, filho de uma jovem solteira expulsa de sua comunidade e criado por uma família rica irlandesa, Cyril passará a vida inteira à mercê da sorte e da coincidência, tentando descobrir de onde veio — e, ao longo de muitos anos, lutará para encontrar uma identidade, uma casa, um país e muito mais. Além das incertezas de sua origem, ele tem de enfrentar outro dilema: é gay numa sociedade que não admite sua orientação sexual. Autor do best-seller O menino do pijama listrado, John Boyne nos apresenta à sua maior empreitada literária até então, construindo uma saga arrebatadora sobre aceitar-se e ser aceito num mundo que pode ser cruelmente hostil. Uma leitura necessária para os dias de hoje, que reitera o poder do amor, da esperança e da tolerância.

………………………………………………………………………………………………

17 - facaseaguaFaça-se a água: a solução de Israel para um mundo com sede de água
Autor: Seth M. Siegel
Editora: Educ
ISBN: 9788528357777

Faça-se a água é um relato inspirador acerca da visão e do sacrifício de uma nação e de um povo que há muito fizeram da segurança hídrica uma prioridade essencial. Apesar dos poucos recursos hídricos naturais, com uma população e uma economia em rápido crescimento e vizinhos frequentemente em conflitos, Israel tem consistentemente ocupado a posição de líder na curva de inovação hídrica – que deve assegurar um futuro dinâmico e vital. Toda cidade, todo país e todo leitor podem se beneficiar do conhecimento de como Israel fez para superar desafios assustadores e se transformar de uma terra ressequida a uma superpotência hídrica.

………………………………………………………………………………………………

18 - historiamary_01Histórias da gente brasileira – 1: Colônia
Autora: Mary Del Priore
Editora: LeYa
ISBN: 9788544103852

Mary Del Priore nos presenteia, neste livro, com as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, você vai descobrir como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos menores, que muito dizem sobre elas – e sobre nós. Os personagens aqui vão além daqueles conhecidos, como Tiradentes ou d. Pedro I; somos todos nós. Afinal, é conhecendo nossas raízes, as histórias de nosso povo e os objetos que usavam que seremos capazes de compreender melhor o país em que vivemos e de construir um futuro mais promissor. Portanto, que tal olhar pelo buraco da fechadura e descobrir o que há por trás das cortinas do Brasil?

………………………………………………………………………………………………

19 - historia_del_02Histórias da gente brasileira – 2: Império
Autora: Mary Del Priore
Editora: LeYa
ISBN: 9788544104880

Neste livro, autora aborda um dos momentos mais interessantes de nossa trajetória, a partir de um ângulo que vai além do convencional ao focar nos detalhes da vida cotidiana. Hábitos, costumes, modos de vestir, de falar, moradias, divertimentos, o papel da mulher… Nada passa despercebido pelo olhar sensível e acurado de Priore. Ricamente ilustrado, o livro traz ainda reflexões sobre a formação das grandes cidades – ajudando a explicar as diferenças regionais que até hoje marcam o país, além de questionar o mito do “homem cordial” ao contar com minúcias como se deram as diversas revoltas que explodiram neste período.

………………………………………………………………………………………………

20 - hisdotira_del_03Histórias da gente brasileira – 3: República – memórias (1889-1950)
Autora: Mary Del Priore
Editora: LeYa
ISBN: 9788544105511

No terceiro volume, a historiadora aborda a primeira etapa de nossa República por meio das memórias daqueles que viveram todas as mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais pelas quais o Brasil passou durante o intenso período compreendido entre os anos de 1889 e 1950. De Deodoro da Fonseca a Eurico Gaspar Dutra, passando pela Era Vargas, o país teve 16 presidentes, mas o que guia a narrativa são as vozes, carregadas dos mais diversos sotaques, de quem viveu o dia a dia das ruas e o transformou em palavra escrita. Entre eles estão memorialistas/escritores que deixaram marcas definitivas na cultura nacional, como José Lins do Rego, Zélia Gattai e Erico Verissimo, cujas descrições nos convidam a percorrer o passado e aproximam a literatura da história.

………………………………………………………………………………………………

21 - Documenta14The documenta 14 reader
Org.: Quinn Latimer e Adam Szymczyk
Editora: Museum Fridericianum
ISBN:

This enlightening book, which takes the form of a “reader,” brings the 2017 documenta, its fourteenth iteration, to the page. First conceived in 1955 by Arnold Bode, the inaugural documenta exhibition endeavored to bring Germany back into artistic dialogue with the rest of the post-war world. More than sixty years later, documenta 14 returns to its initial motivation by extending its base in the city of Kassel, Germany to Athens, Greece. Accompanying documenta 14, this book functions as a “reader,” evoking the various meanings associated with that term. Emphasizing the importance of literature, storytelling, performance, and pedagogy, it features illustrations and critical writings that address and expand upon the exhibition’s theme of economic and cultural realities in a new world. As the current social and political trends in Europe and the world have divided people geographically and economically, this documenta returns to its roots—bringing to light another significant moment in world history.