Indicações de leitura

01 - livr_DIPLOMACIAA diplomacia na construção do Brasil: 1750 – 2016
Autor: Rubens Ricupero
Editora: Versal
ISBN: 9788589309806
A mais completa e atualizada história das relações do Brasil com o mundo. Testemunha e protagonista das últimas cinco décadas da diplomacia brasileira, Rubens Ricupero desvenda a trama de influências nacionais e internacionais desde 1750 até os dias de hoje e nos oferece um livro decisivo para a compreensão de nossa história – utilíssimo para estudiosos das ciências sociais em geral e indispensável para os que se dedicam às relações internacionais.

——————————————————————————————————————–

09 - livr_MODEDAA moeda e a lei
Autor: Gustavo H. B. Franco
Editora: Zahar
ISBN: 9788537816943

Desde que o dinheiro passou a ser só um pedaço de papel, e não mais um metal precioso, a humanidade busca controlar os poderes que essa inovação liberou. A moeda e a lei enfoca a experiência brasileira nos 80 anos passados desde então (1933-2013) e faz um retrospecto de nossos excessos, cuja expressão mais flagrante são os zeros na moeda. Uma história das instituições monetárias nacionais tendo como fio condutor o olhar econômico sobre a letra da lei.  Quem a conta é Gustavo Franco, um dos mentores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central. Ele analisa, em 9 capítulos, a experiência inflacionária; a lei monetária; os mistérios da regulamentação do câmbio; os processos de criação e captura do Banco Central; a produção da hiperinflação; os planos econômicos heterodoxos; o Plano Real; a evolução institucional cumulativa; e o problema da taxa de juros.

——————————————————————————————————————-

02 - livr_senbhorrepobvlicaSenhor República: a vida aventurosa de Teotônio Vilela, um político honesto
Autor: Carlos Marchi
Editora: Record
ISBN: 9788501109224

Carlos Marchi narra a vida aventurosa de Teotônio Vilela, precursor da redemocratização do Brasil e um dos maiores políticos da história do país. Empresário e político, Teotônio Vilela foi defensor da ditadura até reconhecer a repressão do regime e se tornar precursor da luta pela redemocratização do Brasil. Não por acaso, chama-se “Senhor República” esta biografia do “menestrel de Alagoas” cantado por Milton Nascimento: é a história recente da nossa República compondo em mosaico a vida de um dos maiores políticos que o país já teve.

——————————————————————————————————————-

03 - livr_revolucarussaA revolução que mudou o mundo: Rússia, 1917
Autor: Daniel Aarão Reis
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535929805

A passagem da Rússia tsarista para a sociedade soviética constitui um dos processos mais singulares e apaixonantes da história recente. Trata-se de um conjunto de eventos cujos desdobramentos seriam determinantes para a organização da estrutura global de poderes no século XXI, com grande impacto também na história das ideias.
A revolução que mudou o mundo é um panorama do ciclo das revoluções russas, compreendendo os principais acontecimentos entre 1905 e 1921, revistos em poderosa leitura crítica. Neste volume conciso, o historiador Daniel Aarão Reis retoma e discute as grandes controvérsias políticas e historiográficas sobre o tema, e faz uma sóbria reflexão sobre as características gerais dos processos históricos e do legado dos anos “vermelhos”, no marco de cem anos da Revolução de Outubro.
O autor também joga luz sobre dois atores sociais extremamente relevantes: as mulheres e os camponeses, cuja contribuição ao processo revolucionário tendeu a ser subestimada.

——————————————————————————————————————-

04 - livr_REUNIAONova reunião: 23 livros de poesia
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535926224

Em 1969, Drummond publicou sua Reunião em um único volume. Recolhia, ali, os dez livros que escrevera até então, incluindo Algumas poesia (1930), sua obra de estreia. Mais tarde foi acrescentando outros volumes, até 1983, quando trouxe a lume, já sob o nome Nova reunião, dezenove títulos de sua lírica. Depois da morte do poeta, os netos Luis Mauricio e Pedro Graña Drummond complementaram a obra com trechos de livros posteriores. O resultado, ideal para estudantes e amantes de poesia, é esta Reunião de 23 livros em um único volume.

——————————————————————————————————————-

05 - livr_RAINHAA rainha domada: romance
Autora: Philippa Gregory
Editora: Record
ISBN: 9788501109569

Da dama do romance histórico, uma trama de disputas, intrigas, paixão e traição na Era Tudor.
No verão de 1543, a Inglaterra celebra a ascensão de uma nova rainha. Depois de se tornar viúva de seu segundo marido, Catarina Parr recebe com hesitação o pedido de casamento do rei Henrique VIII. Contudo, ela sabe que não tem escolha e se vê obrigada a abandonar seus planos de finalmente se casar por amor para subir ao trono. Catarina não tem dúvidas do perigo que está prestes a enfrentar; afinal, vai se casar com um rei que matou duas de suas ex-esposas. Mas Henrique a adora, e ela aos poucos conquista sua confiança. Porém, uma conspiração faz com que a ira do rei se volte contra ela, e a punição para heresia e traição é a morte.

——————————————————————————————————————-

06 - livr_tratarugaTartarugas até lá embaixo
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551002001

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido, quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro, enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância.

 

——————————————————————————————————————-

07 - livr_enaosobrouE não sobrou nenhum
Autora: Agatha Christie
Editora: Globo
ISBN: 9788525057013

E não sobrou nenhum é considerado o melhor livro de suspense de todos os tempos. Uma trama urdida cuidadosamente onde nenhum detalhe está fora do lugar, com a construção de incríveis elementos: a ilha deserta e isolada, a grande mansão e principalmente o fato de todos os convidados serem mutuamente suspeitos. Com essa atmosfera a autora já abre inúmeras possibilidades para a evolução da trama, e este é um dos seus grandes trunfos utilizados com muita argúcia para enriquecer o enredo. Outro fator que atesta a importância e a força desta ambientação é que os elementos utilizados por Aghata Christie tornaram-se alguns dos lugares-comuns mais visitados de toda a ficção policial.

——————————————————————————————————————-

08 - livr_viergerO Brasil de Pierre Verger
Autor: Pierre Verger
Editora: Fundação Pierre Verger

As obras compostas neste livro compõem um dos mais abrangentes e profundos trabalhos no campo da antropologia. Organizada em comemoração aos 60 anos da chegada de Verger à Bahia, a mostra explora um período muito especial e com conteúdo em grande parte inédito do trabalho fotográfico de Verger.